Facebook


Pesquisar no blog

sexta-feira, 18 de maio de 2018

PANGLOSS-VIRUS






Lembram do doutor Pangloss, personagem do livro "Cândido" do genialVoltaire?
 
 
 


Pois é, parece que Pangloss continua "vivo", atual e, assim como um vírus, ataca as mentes menos protegidas que ignoram, ou querem ignorar, a realidade.

O "Pangloss-Virus" parece ter atingido severamente os neurônios do nosso sommelier campeão.

Como se não bastassem as ameaças de me levar aos tribunais (quantas saudades da inquisição....) o mais premiado abridor de garrafas do Brasil, em sua catilinária, continua acerbo, agressivo, contundente e diria.....  Profético, até, ma non troppo

 

 "O mundo do vinho no Brasil, lentamente, está mudando, sim! E você gostando, ou não, profissionais como a Gabriele Frizon, a Daniela Bravin e eu somos parte dessa mudança. O primeiro aspecto dessa mudança, é que não aceitamos mais donos da verdade, pq vinho é bebida e prazer, não religião. Mais uma vez, com sua postura obtusa, você se coloca no mesmíssimo nível dos enotontos que tanto critica".

Foi exatamente este trecho que me convenceu: O cérebro do nosso rei das taças foi atacado pelo "Pangloss-Virus".

Não conheço os dois asseclas, Frizon & Bravin (dupla sertaneja?), mas acredito que ambos se deliciem, o dia inteiro, ouvindo Edith Piaf em "La Vie en Rose".

https://www.youtube.com/watch?v=tW892QvetRg&list=RDtW892QvetRg&start_radio=1#t=0

Infelizmente, para o trio róseo, as mudanças, no mundo do vinho brasileiro estão ocorrendo, sim, mas para pior.

Infelizmente, mais uma vez, nem nosso sacador de excelsas rolhas, nem a dupla Frizon & Bravin e apesar de mim, o cenário do vinho, no Brasil, nada tem de rosa; está mais para cinza-chumbo

Alguns dados:

Comercialização de vinhos brasileiros no mercado interno (em litros) de janeiro a junho
 
2016
2017
2017/2016
Vinhos tranquilos
97.452.399
88.010.459
- 9,69%
Espumantes
4.581.555
3.966.933
- 13,42%
Suco de uva 100%
46.619.421
44.869.217
- 3,75%
Total global
148.653.375
136.846.609
- 7,94%

Fonte: Cadastro Vinícola – Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi-RS)  

 Nosso Pangloss vinícola deve estar orgulhoso com a mudança na comercialização de vinhos brasileiro no mercando interno: em 2016/2017 as vendas caíram 8%
 

Nem os elogios ao Marselan e ao Talento conseguiram frear a onda cinza-chumbo que ameaça o mercado nacional.

Vejamos agora a foto que copiei do jornal espanhol "El Pais"

 


O nosso campeão e seus asseclas, para consolidar as mudanças em curso, precisarão viver, mais ou menos, até o ano de 2185 para ver o Brasil alcançar o consumo de vinho do Paraguai que é de 5,25 litros per capita.

Mas há uma má notícia: A média do consumo nacional, de quase 2 litros, cai para apenas 0,7 litros per capita se forem excluídos, das estatísticas, os vinhos de garrafão (Sangue de Boi, Mioranza, Cantina da Serra, Chalise e outras raridades de nossa viticultura)

Não acredito, então, gostando eu, ou não, que o trio de profissionais
 "La Vie en Rose" consiga, com seus cursos (que custam uma grana preta), mudar a cor cinza-chumbo do mercado vinícola brasileiro.

Brasileiro, gostem, ou não, nossos irados sommeliers,  adora cerveja
 e....... estamos conversados.
 

Dionísio.

11 comentários:

  1. e tome ufanismo...

    https://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2018/05/apos-retomada-producao-de-vinhos-nacional-deve-atingir-recorde-em-2018

    ResponderExcluir
  2. Ta faltando a mulher mandioca (antes que va presa) para ser contratada e promover o vinho nacional.

    "O vinho vem da uva, a uva, bem, a uva voces ja sabem, vem do sol, e da agua. As vezes da planta. Tem gente que compra uva. Uma relacao de compra e venda. Vejam bem, fazemos vinho que vem da uva e da agua e do sol. Mas, olhem so, como todos sabem por tras da vinho sempre tem uma crianca. E nesse caso nao é crianca, mas um pai de crianca. E da porta para fora o pai é responsavel pelo vinho. Mas a mae, a mae que ninguem ve tambem cria a crianca e a uva. E faz o vinho.

    O governo golpista acabou com o vinho, mas na minha epoca ninguem ficava sem vinho nacional. No palacio na minha epoca eu so mandava que servia (sic) aquele um, como é memo (sic) aquele vinho? Ah sei la, voces ja entenderam. E voces ja sabem, vinho tambem pode ser estocado, como o vento. Olha so gente, estou confusa. Vamos tomar um vinho gostosinho chileno aqui."

    Golpistas do vinho nacional nao passarao.

    ResponderExcluir
  3. Os números finais de 2017 foram um pouco melhores, o consumo total aumentou um pouco e o % do vinho fino também, mas a alta foi toda puxada pelos vinhos importados.

    ResponderExcluir
  4. Os números que inseri podem não ser exatos, mas refletem o fracasso do consumo interno com o sem o pessoal WSET

    ResponderExcluir
  5. Inviável qualquer melhora, com preços adotados por aqui !!! Sommeliers, não misturem suas paixões com trabalho !!

    ResponderExcluir
  6. Com o dólar beirando os R$4 , então....

    ResponderExcluir
  7. As postagens de baccoebocca são ótimas e o comentários não ficam atrás (ops!). Esse, do anônimo mais conhecido de todos, de 18.05, 0817, é impagável, até pq não tenho dinheiro.

    ResponderExcluir
  8. Vejam o link a seguir, e o valor por litro:

    http://www.vinhosobrevinho.com.br/exportacoes-de-vinhos-e-espumantes-brasileiros-crescem-novamente/#utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=exportacoes-de-vinhos-e-espumantes-brasileiros-crescem-novamente

    ResponderExcluir
  9. Enquanto isso nós , pra variar, somos feitos de idiotas

    ResponderExcluir