Facebook


Pesquisar no blog

domingo, 6 de maio de 2018

BORGONHA OU CALIFÓRNIA ?


Os preços dos vinhos de Bruno Colin podem tranqüilamente ser comparados aos das "obras primas" gaúchas.
 

 A qualidade, não..... A qualidade  dos vinhos da Serra Gaúcha  é incomparavelmente  ridícula.
 
 

Mas Colin, ao contrário de nossos predadores, não pode culpar ninguém e nada para justificar os preços astronômicos: clima, chuva, falta de chuva, governo, transporte, impostos etc.

Bruno Colin vive e vinifica em um território, mais que raro, único.

Colin é "herdeiro" de uma tradição vinícola milenar, impar, de primeira grandeza e não deveria se "californiar" tanto assim.
 

Abri uma garrafa de Chassagne-Montrachet 1er Cru "La Boudriotte" 2014 de Bruno Colin durante um almoço na companhia do meu amigo Franco Bertolone.

Bertolone, jornalista, grande apreciador, entendedor e também produtor de vinho (vinifica para consumo próprio um ótimo Ciliegiolo), ao dar o primeiro gole perguntou: "Quanto você pagou por esta garrafa?"


Ao revelar o preço (56 Euros) Bertolone sorriu: "Não vale nem a metade".

Verdade!

O Chassagne-Montrachet do Bruno Colin parecia ter sido produzido em uma fábrica da manteiga e num depósito de baunilha.

Adeus acidez, notas florais, cítricas.


Adeus elegância e equilíbrio......

 Bem vidas potência e opulência

Duas hipóteses: Ou o vinho foi deliberadamente produzido à californiana, com a adição de diacetil, ou houve um erro grosseiro na administração da maloláctica.

Sinceramente não sei em qual das duas acreditar, mas após provar outros vinhos da região devo admitir que o mercado e gosto americano estão, cada vez mais, ditando e impondo tendências.
 

 De hoje em diante somente concordarei pagar os preços salgados dos vignerons da Borgonha se me for possível provar todos os vinhos antes de comprá-los.

 Se o vinho for "californiano"...... Adieu.

Bacco

Na próxima matéria: Corton Charlemagne Domaine Chevalier

 

5 comentários:

  1. Estimado Peste,

    por motivos psiquiatricos e profissionais eu tenho que degustar bastante coisa da california e de outros estados tambem. A coisa he mais complexa do que generalizar que tudo he diacetyl e pipoca de cinema com manteiga, mas o que mais me incomoda nos vinhos com o estilo dito 'californiano' he que visivelmente o vinho foi MUITO manipulado para atingir aqueles aromas e sabores, e quando acidos sao adicionados dificilmente deixamos de perceber a adicao. Ficam muito artificiais em todos angulos. E CAROS.

    E como ja dito por Aristoteles, o mau gosto sempre predomina e move o mercado em milhoes de caixas ano. Entre os tintos a conversa nao muda.

    Boa noticia? Nem tudo da california he ruim, e ha muita coisa boa em Oregon e Washington. Oregon pode surpreender bastante sommerdier 'especialista' em borgonha. Auguri.

    ResponderExcluir
  2. fico pensando como os vinhos californianos puderam "vencer" os da Borgonha naquela famosa disputa organizada pelo Spurrier o espúrio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falando naquela disputa tonta, semana passada degustei chardonnay do enologo responsavel pelo chardonnay campeao a epoca. Hoje ele tem vinicola propria. Chardonnay badalado...caro e bem fraquinho em qualidade. Acidez muito alta (santo desconfia), frutaria para todo lado. Uma decepcao. Mas teve todo o restante da turma que gostou. Paciencia. Auguri.

      Excluir
  3. Será que tem gente que ainda acredita no tal julgamento de Paris?
    []s,
    Charles Toledo

    ResponderExcluir