Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 12 de julho de 2017

TIMORASSO II O PASSADO


 

 
Nos anos 1980 a viticultura italiana deu uma guinada radical.

Mudou e modernizou a vinificação, especialmente, dos vinhos mais importantes, entre eles o Barolo, adotou, em muitos casos, mal e porcamente, a barrique, se deixou seduzir pelo "parkeriano" mercado americano e entrou de sola na corrida pela conquista do mercado dos chamados "vinhos internacionais".

Os viticultores acreditaram, à época, que bastaria o "Made in Italy" para asfaltar a estrada e conseguir o sucesso dos Chardonnay, Cabernet Sauvignon, Merlot etc. produzidos na Bota.

Deu certo, durante duas ou mais décadas, mas os preços e concorrência dos produtores do "Novo Mundo" sepultaram as pretensões e sonhos italianos.
 

Sobrou a fortuna para meia dúzia de "AIAS" (Solaia, Sassicaia, Ornellaia etc.) que continuam, até hoje, exportando tudo o que produzem e o fracasso para milhares de viticultores que não sabem onde enfiar suas garrafas "internacionais": O mercado se cansou dos vinhos "Frankenstein".
 
 
Enquanto vários  produtores buscavam o caminho fácil e cômodo  das uvas francesas, acreditando em um eterno "Eldorado" , outros , com mais visão e percepção,  voltaram os olhos às antigas castas abandonadas.

Baixa produção, difícil manuseio, pouca resistência às doenças, mercado limitado etc. sempre foram as desculpas mais comuns para justificar o abandono de muitíssimas castas autóctones.

O mercado mudou radicalmente e, agora, o consumidor pede vinhos com sotaque regional, que exprimam a cultura, a tradição e o "terroir" de onde são produzidos.

 O consumidor está com o saco cheio e, nos bares de Alba, ninguém quer o Chardonnay de Serralunga, o Merlot de Monforte, o Cabernet Sauvignon de Roddi, o Riesling de Roddino etc.
 

 O turista enófilo, ao visitar as "Langhe", não quer nem ver vinhos "internacionais" e sempre pede o ótimo autóctone "Verduno Pelaverga", uma bela Barbera ou um insuperável Barolo.

Os produtores mais atentos mudaram o rumo, mandaram os vinhos "internacionais" às favas, erradicaram castas francesas e apostaram nas uvas locais
 

Reapareceram, além do "Verduno Pelaverga", e só para lembrar alguns, o "Gamba di Pernice", "Pecorino", "Carricante", "Nerello Cappuccio", "Susumaniello", "Tazzelenghe" e..... o Timorasso.

Nem todos os vinhos obtiveram, até agora, o sucesso do "Verduno Pelaverga", "Pecorino" e "Carricante" (Etna Bianco) e "brigam" para buscar um lugar ao sol.
 

A briga, pelo reconhecimento e sucesso de um vinho, sempre passa por uma forte união e determinação dos produtores ou pela presença de um personagem carismático, liderando os companheiros, com tino comercial e profundo conhecimento de marketing,    

No "mundo" do Timorasso, Walter Massa é a liderança carismática.

 

Foi o primeiro a perceber que o Timorasso poderia se tornar a uva emblemática de sua região (Tortona e arredores), região que nunca produziu vinhos que pudessem competir, em fama e preço, com os primos das colinas de Asti e Alba.

Walter Massa é tão bom viticultor quanto marqueteiro: Seu "Timorasso Montecitorio" custa, no varejo, nada desprezíveis, 40 Euros.
 

Nada mau para um vinho que há 20 anos ninguém conhecia e que ainda hoje poucos conhecem.

O sucesso de Walter Massa fez escola e hoje todos os outros produtores (22), nos últimos anos, quase dobraram o preço de suas garrafas: Encontrar um Timorasso por menos de 15 Euros, atualmente, não é tarefa fácil.

Se o território de Tortona se transformará, ou não, na nova "Côte de Beaune", somente os séculos poderão responder, mas tenho um palpite: se os produtores de Timorasso não tomarem cuidado, não baixarem a bola e não diminuírem a ganância, o fracasso é quase uma certeza.

Bacco

3 comentários:

  1. Bravo, Ba. Um dos melhores posts que me lembro ate hoje. Comeco, meio e fim impecaveis (exceto pelo uso nao perfeito de virgulas...mas va la).

    Da para arriscar (ai, ui) e dizer que o vinho tambem caminha em paralelo com outros modismos no mundo como em filmes (todo mundo fazendo filme de superheroi, transformers), comida, livros, musica, tv? O tal caminho facil e comodo de retorno rapido com pouca substancia e tudo parecido, sem imaginacao, carater proprio?

    Um vinho de 40.00 EUR tem que ser O VINHO para que nos nao tenhamos a sensacao de enganacao.

    Auguri, bstd.

    ResponderExcluir
  2. Meu ponto fraco sempre foi a vírgula..... O vinho , hoje, é modismo. Os produtores pariam os críticos , os críticos criaram os pontos (esqueceram as vírgulas...), os pontos criaram os eno-tontos e os eno-tontos.... Bem, os eno-tontos nunca tiveram vontade própria: consomem o trend do momento

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se for pensar so um pouco os primeiros criticos eram bem doidoes...acho que nem sabiam o que estavam fazendo pois nao havia muita recompensa pelo trabalho ("trabalho", deus) que faziam. De repente houve a tempestade perfeita para que fossem alcados as maiores glorias...consumidores descobriram o vinho na europa e nos USA principalmente...os caras comecaram a ter um monte de assinantes, e a coisa virou esse monstro de 30 cabecas, 400 bolsos e tanta opiniao falsa, mal formulada ate (me lembro do caso de um elogio aos vinhos da serra gaucha onde haveria passeio pela floresta da tijuca com pao de queijo).

      Americano (enfase no nome Parker) faz algumas coisas muito bem...uma delas he a criacao de demanda. Algo ate cultural. Quem conhece bem o pais, entedera essa.

      O trouxa que consome o trend da hora (pleonasmo?) merece o inferno do momento tambem. Como ja falado por aqui, o bom gosto em muitas coisas he simples, facil, acessivel economicamente em muitos casos. Nao precisa de esnobismo nem afetacao para ser atingido. Salute, bastardi.

      Excluir