Facebook


Pesquisar no blog

sábado, 2 de julho de 2016

AI,AI,AI......AIAS ll




 

Já visitei Bolgheri, sempre na cola de Bacco, uma dúzia vezes tentando compreender a região e seus vinhos.
 
 
 

Visitei e confesso que a Bolgheri vinícola nunca me convenceu

Certa vez (2009), em uma enoteca (há muitas em Bolgheri) que serve todas as etiquetas premiadas (Sassicaia, Solaia, Ornellaia, Guado al Tasso, Tignanello, Grattamacco etc.) resolvemos estuprar nossas carteiras e pedimos duas taças de Ornellaia 2000.
 

Na verdade não foram duas taças, mas duas doses.

No nariz, aromas finos, interessantes, intensos e agradáveis.

Um vinho que prometia....

Na boca, começou o drama.

Vinho muito denso lembrando marmelada, taninos duros, adstringentes, agressivos... tive a impressão de estar degustando uma vitamina de  caqui verde em um copo de madeira.
 

Tive dificuldade em terminar os dois dedos de Ornellaia, então rodava a taça sem cessar na vã tentativa de melhorar o sabor de um dos ícones da região.

Rodava tanto que me lembrei do Chacrinha quando gritava, em seus programas, "roda, roda, roda", mas o que consegui, foi: rir da lembrança e uma dor no pulso.
 

Intrigado, perguntei à dona da enoteca, se aquela teria sido uma safra maldita.

 "É um vinho ainda muito jovem que deveria ser bebido 5, 6 ou 10 anos mais tarde".

Ótimo, está certo, mas quem garante que em 2020/2025 o "Ornelaia-Caqui" terá evoluído, para melhor, justificando seu preço absurdo?

Será que o Ornellaia depois de 15 anos mofando na adega me doaria mais satisfação do que um jovem e honesto Bordeaux de 20/30 Euros?

Mais uma pergunta: Estarei vivo em 2025?
 
 

O Ornellaia é um vinho caro, dispensável, ícone de eno-tontos e troféu de "malufianas" adegas  

Sabedoria e bom gosto vinícola não se compram......

Já imaginaram o Lula "ençinando curtura inológica"?
 
 

Quando lhe apresentarem um estratosférico "AIA" fuja e compre uma garrafa de Taurasi.

Dionísio

3 comentários:

  1. Kkkkk, muito bom... como ouvi certa vez do proprietário de um tradicional bouchon lyonnais, quando perguntado sobre vinhos italianos: meu caro, europeus não confiam em produtos de origem africana, mas eles fazem muito sucesso em Ny, Miami ou Hong Kong, kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Di,

    Na minha opiniao de quem tem que aprender muito ainda (tomando), essa lorota de 'vinho que vai atingir apice em xxx anos' no caso de vinho ruim diz tudo.

    Pega um vinho do porto vintage para ser tomado daqui a 20 anos. Adivinha? O vinho ja esta bom, mas vai ficar melhor depois. Quem espera, alcanca, nesse caso.

    Vinho bom, mas ainda jovem mostra a alta qualidade em qualquer idade. Tanino igual tamarindo verde ja indica vinho ruim hoje e vai ficar menos ruim no futuro, talvez com sorte.

    Auguri,

    ResponderExcluir