Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

BIO-ILÓGICO


Ha alguns anos, quando visitava Alba e arredores, costumava me hospedar na belíssima “Tenuta Montanello” em Castiglione Falletto.



Castiglione Falletto é uma das históricas cidades produtoras de Barolo. Suas vinhas de Nebbiolo, com as de Monforte, La Morra, Serralunga e Barolo revelam ao mundo os Barolo top.

Uma bela manhã, enquanto me barbeava, um barulho de helicóptero chamou a minha atenção.






Corri para a janela e presenciei uma cena rara: O aparelho, voando a baixa altitude, despejava uma nuvem de defensivos sobre as vinhas do vizinho.

As vinhas, em questão, pertenciam e ainda pertencem, à rica família Boroli que, entre outras atividades industriais, produz vinhos na região.

O Piemonte vinícola é muito símil à Borgonha: Milhares de pequenas propriedades dividem o mesmo território, os confins nunca são claros, perceptíveis e apenas os proprietários conhecem, com exatidão, os próprios limites.


As vinhas dos Boroli limitam com as da Tenuta Montanello e nem meio metro as separam.

Enquanto o helicóptero despejava uma nuvem enxofre, sobre os vinhedos dos Boroli, o vento se encarregava de transportar o pó amarelo sobre as parreiras dos vizinhos Cavallotto, Sobrero, Montanello e de um sem número de outros pequenos viticultores.

Naquele instante, sorrido, me perguntava como continuar a crer no sonho dos vinhos naturais e para onde estava indo a agricultura biológica.
Por uma questão de educação não vou revelar o exato lugar que me veio à mente…….

Vamos exemplificar: Se os Montanello, Cavalotto, Sobrero etc. estivessem investindo na viticultura biológica, como poderiam defender seus vinhedos da nuvem de enxofre (é bom lembrar que 90% do enxofre utilizado nas vinhas provém do petróleo), do Roundup e outros defensivos que, eventualmente, os Boroli viessem a utilizar em sua propriedade?


Quem souber, por favor, responda.

Cético, já duvidava, naqueles anos (início dos anos 2000) na viabilidade da agricultura biológica em regiões vinícolas similares ao Piemonte.

Puligny Montrachet, julho de 2015.

Bela manhã de segunda feira.
Sol, calor e eu vagando, outra vez, pelas vinhas do Chardonnay.

Procurei o cavalo, o arado, o trailer, o agricultor e …..nada.
Lembrei das palavras do Antônio e percebi que segunda feira não é dia de muitos turistas e nada justificaria a picaretagem equina.

Estava terminando a caminhada quando, mais uma vez, uma surpresa me chocou: Dois trabalhadores vestiam macacões brancos, máscaras, luvas, óculos especiais e, bem protegidos, se preparavam para pulverizar, as vinhas, com enxofre.


A nuvem amarelada, levada pelo vento (vejam a foto), se espalhou rapidamente atingindo as fileiras dos vizinhos.

Temendo ser envolvido pela nuvem acelerei o passo para fugir do “banho” de enxofre.

Inútil!


Mais lavradores pulverizavam vinhas próximas .
Impossível fugir e impossível acreditar, também, que na Borgonha possa existir uma viticultura 100% biológica.



Cada produtor tem métodos próprios de cultivo e não existe lei específica que proíba este ou aquele produto que muitas vezes é utilizado, mesmo quando não permitido, na cultura biológica.

Cuidado, então, com mais uma balela marqueteira


Se em regiões tradicionais, importantes e controladas, o “vinho biológico” e quase uma quimera, imagine aqueles líquidos “naturebas” produzidos no “Rio do descontrole do Sul”.


3 comentários:

  1. Mais preciso pelas bandas de Pinto Bandeira.

    ResponderExcluir
  2. Pinto Bandeira ? Nossa reserva moral do vinho ? Jamais! Os francese nos invejam por termos Pinto e Bandeira

    Dionísio

    ResponderExcluir
  3. E ai pestes, tudo em riba?

    Para mim sempre falta uma informacao bem importante no debate dos organicos, que he a questao da definicao do que he um alimento ou sei la o que mais organico.

    Varias entidades certificadoras e governos mundo a fora tem classificacoes diferentes para o produto ser considerado organico. Se a lei diz que um vinho de uva pode ter ate 30% de chumbo na composicao em um estado ou pais, o vinho he organico e pronto. Obtem o selo.

    Entao nem tudo que tem selo organico he 100% natural (ate mesmo a definicao de natural pode mudar de lugar para lugar) ou 100% saudavel.

    Vantagem da agricultura organica descarada para mim esta no gosto dos horto-fruti. A outra seria no uso minimo ou zero de veneno, mas so morando na lavoura para saber a real historia por tras da producao.

    Na duvida fique com herbalife. Perca peso ja, pergunte-me como.

    PS: Hoje vou a um restaurante vegetariano "organico"para almoco rapido. So da gente esnobe, gorda, velha caindo aos pedacos. E eu.

    De noite caio numa carne para me recuperar do esnobismo ignorante e inutil.

    ResponderExcluir