Facebook


Pesquisar no blog

quarta-feira, 29 de abril de 2015

VINHOS NATURAIS =VIN DE MERDE IV


 


A quarta matéria sobre “Vinhos Naturais = Vin de Merde”, dedicada aos “vinhos biodinâmicos”, deveria encerrar a série.

A complexidade do assunto, porém, me obrigou a esticar um pouco mais os capítulos.

Todos falam de “vinhos biológicos, biodinâmicos, naturais, triple A....” mas será que nossos sommeliers, críticos, especialistas, formadores de opinião e palpiteiros, conhecem realmente o assunto?

Confesso que, para poder escrever com um mínimo de propriedade, fui abrigado a pesquisar por duas semanas, conversar com sommeliers, viticultores (4), visitar vinícolas biodinâmicas e biológicas.

 No final de semana, após um último papo com o viticultor Claudio Marriotto, obtive informações, de várias correntes, que me permitiram abordar, com razoável segurança, a viticultura biodinâmica.

Escrever sobre os biológicos e naturais foi moleza, mas quando cheguei nos biodinâmicos, para não repetir uma cantilena sem nexo, como já disse, tive que me aprofundar, ler artigos favoráveis, contrários e, finalmente, me aproximar da ciência.
 

Foi exatamente lendo artigos de Francesco Marino e Dario Bressanini, o primeiro técnico agrário o segundo cientista, que consegui ordenar todas as minhas ideias e criar coragem para escrever a matéria.

Dario Bressanini, cientista moderno, preparado e sem papas na língua, dá explicações cientificas e ridiculariza sem piedade o pai da biodinâmica.
 

Francesco Marino, como bom agrônomo, detona as “técnicas” de Steiner.

Antes de entrar no assunto é preciso voltar no tempo, mais exatamente no início do século passado, para conhecer o pai da criança: Rudolf Steiner.

Steiner, filosofo, esotérico e ocultista austríaco, nasceu em 1861 e morreu em 1925.
 

Em 1924, aos 63 anos, Steiner foi convidado e convencido por seus adeptos, a ministrar um curso sobre agronomia.

Rudolf Steiner, não era agrônomo, nunca havia cultivado nem uma horta sequer, mas, mesmo assim, encarou o desafio e ministrou um curso de 8 conferências abordando o assunto.

Steiner resolveu aplicar na agricultura os mesmos ensinamentos espirituais que haviam caracterizado suas aulas de arquitetura, arte, religião, medicina, pedagogia.

Simplificando: Na visão de Steiner, o agricultor biodinâmico precisa possuir o conhecimento global do planeta e seu relacionamento com o cosmo para, assim, poder colher a energia das influências astrais e utilizá-las nos campos.

 
Steiner não entendia nada de ciências.

Nas suas 8 palestras, não inovou expondo técnicas agronômicas para melhorar a fertilidade da terra e a preservação do ambiente, mas se limitou a lançar ideias de um mundo sobrenatural onde seria possível produzir alimentos enriquecidos com “poderes espirituais” e que deveriam ajudar o homem a atingir um estágio de completa iluminação.

Já dá para perceber a maluquice do Rudolf, mas o melhor ainda está por vir....

Apesar da agricultura convencional, baseada em conhecimentos científicos, da química, da genética e da agronomia, tenha contribuído para melhorar e prolongar a expectativa de vida dos homens, os seguidores da “biodinâmica” impuseram um bipolarismo quase radical entre o artificial/natural, químico/biológico: O que não é natural, biológico ou biodinâmico deve ser evitado, descartado, demonizado,
 

Os produtos “naturais” ou “biodinâmicos” atraem consumidores que quase religiosamente acreditam poder encontrar, neles, o “paraíso perdido” da qualidade.

Não é bem assim: há uma imensa e organizada picaretagem que se aproveita de modismos e tendências, como as mencionadas, para, como sempre, faturar alto com a idiotice humana.

Voltemos para os “ensinamentos” de Rudolf Steiner.

O guru da biodinâmica me deu a nítida impressão que realizou suas 8 conferências sob o efeito de alguma droga alucinógena.
 

Exagero?

Algumas pérolas “steinerianas”

Em sua sexta lição, Steiner, ensina como se livrar de ratos que infestam as lavouras.

“..... Capture um rato do campo, bem jovem. Quando Vênus entrar no signo do Escorpião retire a pele do roedor e queime-a. Recolha com muito cuidado as cinzas, o resto da combustão e espalhe o todo na lavoura. Pode parecer pouca quantidade, mas, mesmo em doses homeopáticas, o remédio afastará os ratos”
 

Se o problema for infestação de insetos como é possível combatê-los?

Steiner nos ajuda mais uma vez.....

“…pegue um dos insetos que infestam o campo, queime-o quando o Sol cruzar com o signo de Touro (o mundo dos insetos está coligado às forças que se desenvolvem quando o Sol atravessa Aquário, Peixes, Câncer, Gêmeos, Capricórnio) e espalhe as cinzas no território”.

Há uma enorme quantidade dessas “pérolas “e até melhores, nos ensinamentos de Steiner.

O conjunto da obra me faz duvidar da sanidade mental dos que nele acreditam.

O mais interessante, creiam, é o capítulo que trata dos preparados para a agricultura biodinâmica.

A biodinâmica considera a propriedade agrícola como um organismo imerso em um esquema de influências cósmicas.

O produtor somente recebe o certificado biodinamica®” se e quando utilizar substâncias (preparados) que devem ser espalhados na terra, no adubo e nas plantas.

Segundo Steiner, os preparados , que podem ser produzidos na propriedade ou adquiridos, estimulam a terra e aumentam a saude das plantas.
 

O mais famoso dos preparados biodinamicos é, sem sombra de dúvidas, o 500 : “CHIFRESTRUME”.

Acompanhe a preparação do “CHIFRESTRUME”

.....Pegam-se chifres de vacas, preferivelmente que já tenham parido, e são enchidos com estrume.

Os chifres são enterrados e deixados fermentar no final do ano (na Europa, no inverno) e desenterrados no período Pascoal.

Após o desenterro são efetuadas duas operações de fundamental importância: A mistura e dinamização!

O CHIFRESTRUME é colocado em um recipiente onde é adicionada água morna, de mina, poço ou de chuva.

A operação de mistura e dinamização dura aproximadamente uma hora e consiste em agitar continuamente o preparado (veja o vídeo).

Alguém perguntará: “Mas porque chifre de vaca?”

Steiner explica: “...a vaca tem chifre que servem para enviar para dentro de si forças alternativas, etéreo-astrais, que forçando para o interior, penetram diretamente no órgão digestivo. É justamente através da radiação provenientes de chifres e patas que um grande trabalho se desenvolve no órgão digestivo da vaca….”

Quer mais?

O preparado 502 é mais uma joia rara de Rudolf Steiner.

....Pegar dois punhados de flores de aquiléia-mil-folhas introduzi-las em uma bexiga de cervo, prensar bastante e costurar. Pendurar por todo o verão em um local bem luminoso. No outono se enterra a bexiga para depois desenterrá-la na primavera e adicioná-la a um monte de estrume que, nas palavras de Steiner, pode ser do tamanho de uma casa...  ” A potência radiante é tão forte que nem será preciso misturar o preparado que influenciará inteiramente o estrume”.
 

O leitor atento deverá certamente ter percebido o porquê da bexiga de cervo: A bexiga do cervo se comunica, através dos chifres, como se fossem antenas, às forças cósmicas.

Diferentemente dos chifres da vaca, que trabalham internamente, os chifres do cervo trabalham externamente.

Steiner não fornece uma única prova que seus preparados sejam eficazes e sequer verificou, no campo, esta eficácia.
Preparado 505= pó de casca de carvalho fermentado em cabeça de vaca (pobres vacas...)

Steiner desfila apenas explicações esotéricas de valor mais que dúbio.

Continua, mas por enquanto.... cuidado com os chifres, chifres são valiosos.

6 comentários:

  1. Impressionante. Não pensei que fosse tão escabroso o negócio. A gente fica indeciso entre o riso e o choro. Será que a turma que faz propaganda por aí sabe dessas coisas?

    ResponderExcluir
  2. Para se revoltar espere a próxima matéria: explosiva!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Vish, quanta besteira, isso está igual a macumba em encruzilhada......como é possível alguém ir atrás....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emerson, por que ninguem usa vinho caro em macumba? Sempre vinho de R$ 2.90 e farofa vagabunda.

      B&D : Otima materia. Grato pelo esforço e horas postas nisso. Como escreveu alguem ai ficamos entre o riso e o choro. Incrivel como ha pessoas que nessa epoca em que estamos no mundo ocidental ainda tem religiao, ainda acreditam em asneiras como biodinamia.

      Auguri, bastardi.

      Excluir
  4. Qual a mandiga que ele ensina pra ganhar dinheiro rápido?

    ResponderExcluir