Facebook


Pesquisar no blog

quinta-feira, 20 de março de 2014

MAIS UM SOMMERDIER




 


Publicamos dois comentários, em “Finalmente um Grande Brunello”, que retratam com fidelidade o que pensam os consumidores dos sommeliers brasileiros.

Leiam:

Olá BaccoeBocca, como não tenho seu email, mando por aqui. Nem precisa publicar este comentário e sim o intuito dele é que o Bacco ou o Bocca faça um post relevando 2 post "profissionais"

http://www.vinhoedelicias.com.br/search?updated-max=2014-03-17T11:01:00-03:00&max-results=1

http://www.vinhoedelicias.com.br/2014/03/vinho-oxidado-e-vinho-bouchonee.html

Me pergunto, há que ser profissional para que se entenda de vinho e seus defeitos? É preciso diploma?
Eu realmente me impressiono quando vejo abordagens assim, pois se o público geral ou os vistos potenciais consumidores não forem capazes de distinguir, reconhecer estes defeitos, vão empurrar goela abaixo? É isso?

É um discurso elitista, como muitos que vemos por aí e que só afastam os tais potenciais consumidores por acharem que não são os escolhidos por Deus para tais habilidades. Acho que merece um artigo do Bacco ou do Bocca.

O segundo:

Olá, de outro leitor,

A pessoa do blog que voce cita escreveu isso por causa de um post em outro blog (http://chateaudejane.blogspot.com.br/2014/03/vinho-bouchonee-acontece.html). Foi até lá só para comentar a mesma coisa [o comentário já foi retirado], e não contente, ainda publicou estes dois posts em seguida só para falar isso, esculachando com a outra que havia cometido um equívoco.
O discurso não só é elitista como típico de enochato. Nunca frequentei uma AB$ e garanto para você que reconheço defeitos e qualidades em um vinho melhor que essa pessoa do blog que você cita. A propósito, esta turma faz uns cursinhos por correspondência e se intitulam profissionais do vinho. hahahaha. Profissional do vinho para mim é o produtor.

 

A bronca dos dois tem origem nas petulantes afirmações de sua Majestade: SOMMELIER CAMILA COLETTI
 

A petulante, convencida e nada modesta profissional do vinho, chama, sem papas na língua, todos os enófilos de imbecis.

Leiam.

 

A eno-sumidade, sentada no trono do conhecimento e   no pedestal da cultura vinícola (se diz “Master en Vin de Provence”), já erra no título da matéria

 A Camela, ops, Camila, escreve: “VINHO OXIDADO E VINHO BOUCHONÉE”.

 Caríssima sommerdier e “Master em Vin de Provence”, o correto é: BOUCHONNÉ.

Se não sabe nem escrever corretamente (repete o erro várias vezes) não deveria posar de sumidade do saber enológico.
 

Minha resposta. 

“Sa di Tappo!” (Goût de Bouchon)

 


Em um restaurante de Alba, cujo proprietário é meu conhecido de longa data, certa vez devolvi um Château Musar 1990, branco; havia percebido um leve “sabor rolha”.

O Château Musar 1990 não é exatamente um vinho dos mais baratos e perguntei se ele arcaria com aquele prejuízo.

Nunca!” e continuou.

 “Guardo as garrafas com problemas e os representantes, três ou quatro vezes por ano, as retiram e depois repõem.

 “Há alguns anos, porém, entrei pelo cano”.

 Guardo todas as garrafas, “che san di tappo” (bouchonnés), em um puxado fora da cozinha e, quando chega a ocasião, as troco. Um belo dia o vendedor, depois de ter concluído a venda, perguntou se havia algumas garrafas defeituosas. Fui até o “depósito das bouchonnés para prelevar as de sua representada e, estupefato, notei que não havia uma garrafa sequer. 

Eu sabia que deveria haver dúzias delas, então perguntei, ao pessoal da cozinha, o que havia acontecido. Um ajudante, vindo do Japão e que estava estagiando há três meses, confessou que todas as noites bebia alguns copos daquelas garrafas.

O japonês, que não entedia nada de vinho, tomava porres homéricos bebendo vinhos bouchonnés todas as notes e havia secado todas as garrafas.
 

Todos rimos e eu acabei “perdoando” o japonês.

Mas há males que vem para o bem: O rapaz, de tanto beber vinhos bouchonnés, se tornara um verdadeiro expert no assunto.

 Quando nem o sommelier da casa conseguia perceber a rolha com defeito, ou tinha dúvidas, o japonês era convocado a opinar.

O nipônico não errava uma…. Havia se tornado a  maior autoridade em vinhos bouchonnés”.
 

A nossa Camila deveria baixar um pouco o tom e perceber que qualquer simples mortal pode facilmente perceber um vinho com rolha defeituosa.
 

Cabe uma pergunta: Quando não há um sommerdiers na casa qual o procedimento?

A quem recorrer?

Ao japonês?

16 comentários:

  1. Patético... Simplesmente patético.

    Típico da alma pequena que começa a beber vinho porque "agrega status". Pra piorar, "estuda", para virar "especialista" (não satisfeita em ser apenas eno-mala e rainha do camarote).

    Aí se revolta quando o vinho começa a cair no gosto popular, as pessoas começam a beber, e entender o vinho. Esse é o assunto dela! Como ousa a plebe usurpá-lo?

    Cria um blog, para mijar em cima do assunto por toda a internet, demarcando seu território. Proclama aos quatro ventos que quem não fez tudo que ela fez, não pode abrir a boca, que é tudo bobagem. Não percebe que a maior bobagem sai da boca dela.

    Figurinha carimbada essa. Transpira insegurança, e adoraria voltar 20 anos no tempo, quando ninguém sabia nem a diferença entre tinto e branco no Brasil. Bons tempos, quando ela podia fazer todo o seu teatro e mostrar o quanto era especial.

    Gostaria de perguntar a ela porque ela tem um blog. Isso é assunto para profissionais de informática! Quem não tem formação na área, tem só que entrar na internet e gostar ou não gostar do que vê. Não criar blog, cadastrar um domínio, gerir acessos, etc. Isso é assunto para profissionais! Assim como dirigir carro é coisa pra engenheiro, e fazer caminhadas para educador físico. Nadar na piscina? Só para profissionais da natação!

    Enoabraços para ela!

    ResponderExcluir
  2. Grande cometrario . Concordo com tudo

    ResponderExcluir
  3. mais uma sapatada... acompanhada de uma história saborosa, divertidíssima. e que fígado, o do japonês.

    mudando de assunto: Bacco, cadê o Martinelli? faz tempo que ele não aparece por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Martinelli está sempre mais preguiçoso. Tenho conversado muito e viajado mais ainda com ele ,mas escrever , que é bom....

      Excluir
    2. ah, que bom que ele está bem. mas dê um puxão de orelhas nele por mim, adoro os textos dele.

      Excluir
  4. Pai, afasta de mim esse cálice
    Pai, afasta de mim esse cálice
    Pai, afasta de mim esse cálice
    De vinho tinto de sangue

    ResponderExcluir
  5. Nao sei nem oque comentar apos o comentario acima !!!

    ResponderExcluir
  6. A Eliana Dedinhos se separa do marido e vocês aqui a falar de uma sommerdier de pouca importância. Onde estão as prioridades no mundo?

    Oh the humanity.

    ResponderExcluir
  7. A resposta dela foi rápida e tão ruim quanto o post anterior...

    http://www.vinhoedelicias.com.br/2014/03/obrigada-pela-divulgacao-clara-ou.html

    Segundo ela, o trabalho "sério" dela incomoda, principalmente os despreparados. Rá! O trabalho "sério" da KKK incomodava bastante também, principalmente os negros. O trabalho sério de Hitler incomodou muitos poloneses e judeus. Ok, são exemplos exagerados, mas o princípio é o mesmo. Vai me chamar de imbecil e depois dizer que o seu trabalho me incomoda? Só não incomoda a quem gosta de ser chamado de imbecil...

    E o papel dela é dividir o conhecimento, que segunda a própria, ela tem de sobra. Aparentemente, dividir no dicionário dela significa: Dizer que você não sabe, e ainda atestar que você não tem preparo para saber.

    Enfim... Não vou tirar o prazer da leitura dos outros visitantes do blog. Confiram lá na íntegra.

    Não conhecia o blog dos Enoabraços. Após esta história, tive o desprazer de conhecer. Realmente, como ela diz, o mundo está cheio de blog ruins.

    ResponderExcluir
  8. Realmente falta muita humildade, esquecem muitas vezes da mão de trabalho duro do produtor, das mãos calejadas dos que apanham as uvas e apenas tentam colocar o vinho, para poucos!

    Ainda na página do facebook dela, um dos últimos post diz:
    "Camila H. Coletti
    Ontem próximo a São Paulo
    Estou pensando... em como é impressionante a desinformação de algumas assessorias de imprensa e comunicação!!!! Como alguém pode querer divulgar um produto (vinhos) sem saber quem é quem, neste tema? O que vejo de "Gersons" nestes eventos me impressiona!!! No entanto, sommeliers, bem como especialistas que escrevem bem, sobre vinhos, que nem sabiam da existência do evento, tem aos montes, canso de conversar e descobrir pessoas que não foram convidadas.
    Gente vamos trabalhar... e conhecer o meio ao qual se propuseram a divulgar, não basta encher um evento de pessoas, é preciso qualidade de público, gente que traga algum retorno, ou em MKT, divulgação de qualidade, que seja lida por alguém, ou em vendas...
    Dio Santo é o básico! Os eventos já desde o ano passado, estão decaindo, cheios de gente que nem sabe se portar, bebe todas, se veste como se fosse ao boteco e não sabe tratar o produtor, depondo contra nós, profissionais. Uma perda total de valores, objetivos profissionais, qualidade e de classe!"

    Sendo direto ao ponto, a idéia é a promoção de eventos apenas para um grupinho, sem pagar é claro e outros que até divulgam se pingar uns $$$...e evidentemente, o agente importador ou o produtor contabiliza estas ações de marketing em seu custo,afinal, também é um negócio, mas sabe quem paga a conta?
    Os que compram os vinhos (consumidores), aquele que ela gostaria que fosse barrado na porta destes eventos, porque não tem diploma. Ou seja, tanto ela quanto os que comentam abaixo, inclusive Pince Nez (seu favorito, Didu), os especialistas, querem evento só para eles e poucos outros, porque os demais, que no fim pagarão a conta, precisam de formadores de opinião com a deles para comprar...isto é Brasil!!

    Eles pensam que o consumidor não estuda, não faz viagens ao exterior conhecendo vinícolas, tendo experiências com produtores, críticos especialistas humildes e não e$peciali$ta$....e depois querem novos consumidores???
    Importadores, produtores, agentes, tomem cuidado com estes que lhe fazem propo$ta$ de que vão disseminar seu produto e apenas afastam o consumidor dele!

    ResponderExcluir
  9. Em parte da resposta ela diz que "não está aqui para escrunchar ninguém". Vejam no dicionário o significado de escrunchar. Ainda por cima, ela usa mal as palavras e a pontuação. E diz que o mundo está cheio de blogs ruins. Tá confirmado.

    ResponderExcluir
  10. Nao vi nenhuma delicia ali. Propaganda enganosa.
    Porcaria de blog. Como 99.9999% que estao no ar.

    ResponderExcluir
  11. Esta tcnica de treinar paladares e olfatos para o "ruim" é usado a decadas em caes farejadores de drogas, explosivos.
    certa vez os traficantes de medelin usavam borra de cafe para ludibriar o faro dos caes. Hj os caes EUA farejam tambem cafe.
    Em tempo, os carabinieri tem um porco treinado para farejar trufas nas bagagens. a sorte do fasano é que é um porco so! :)

    ResponderExcluir
  12. Vejam o post do dia 20. Para quem se diz tão entendida, é bem estranho dizer que "este vinho faz fermentação alcóolica" (isso, com acento na primeira letra o). É o vinho que faz a fermentação? Ou é a levedura que fermenta o mosto?

    ResponderExcluir
  13. Pai, aproxima de mim este cálice
    Pai, aproxima de mim este cálice
    De vinho tinto de mesa.

    ResponderExcluir
  14. Penso antes de comentar AQUI: ``anônima?`` que nada!
    Vou fugir e ter medo de quê? rio.

    Sabe, acho ``bravo`` a quem comentou algo que se prestou a ler, e inclusive porque se divertiu deixando mais do que a marca `anônimo`.

    Mas aos que não deixam é muita covardia!
    Bem, sei que esse blog com seus quantos e tantos personagens anônimos são necessários na matéria do riso... ás vezes é muita bobagem, sim, mas ás vezes sabemos que é para apimentar...Por isso já que ``os parceiros anônimos continuarão poderiam pelo menos criar apelidos que os identificassem nao? Bem deixa quieto.
    Não sou ninguém para ser ouvida...
    Volto ao post...
    É sempre mesquinha a tentativa de escalada de alguém à custa da maledicência do vizinho.
    E sobre a o ``Tom`` da Camila, acho difícil que ela ``abaixe``... o` volume da ambição` pois ele cria os seus próprios ouvidos!
    Eu já senti na pele muitos discursos a fora e, `as vistas` das lentes de chorar... Por isso, entro aqui, leio e rio... Sorrio daquilo que reconheço, e assim, fica impossível de não afirmar, que isso é assim mesmo, mas é complicado essa coisa de julgar... não sou ninguem para julgar, mas quando estou a trabalhar, `pintar com a luz`` (fotografar,registrar) agora entendo porque algumas imagens não saem boas pelas minhas lentes, e não é porque sou péssima profissional, porque estou sendo idiota agora, ou porque a camera não presta... E sim, porque são nossos olhos os primeiros que não registram/ não aceitam o que veem. Entendeu?Ofusca, é verdade. Experimente com sua camera de celular mesmo, faça uma foto de um vinho intragável porque vai registrar o fato, e compare com a fotografia de um vinho inesquecível !
    é isso que quis dizer! Não é fácil...

    Camila pode até me ler aqui, e não curtir, ou ainda seus bodes expiatórios copiarem elevarem a ela, mas fica claro, que não sou hipócrita e que acredito que todo mundo tem dever de cair em si, e evoluir, como os vinhos... e, claro , na fotografia! Quanto aos cursos... tu podes até sim aprender com eles, mas minha opinião? rs... Um dia vi um ``jornalista`` que discursava sob o mesmo e curto e grosso dizia: bobagem. Não passou um ano para eu ver em sua página Wset. Ok. Pessoas mudam de ideia, e pessoas que não declaram sua opiniao abertamente principalmente... essa coisa de se proteger porque é seu ganha pão é irônico! Tu defendes uma covardia, uma mentira, simplesmente é uma palhaçada! Vou contar... uma! Acredito que tem pessoas que precisam de diploma pra conseguir trabalhar no ramo, e outras precisam de curso, porque não tem como aprender sozinho, ou seja, trabalham muito, e não tem a possibilidade de frequentar feiras, confrarias, e viajar para aprender só...Ok. Tirando esses? Ok. Um dia tu precisa decidir (um caso,ok?) wset 1 custou? 800 dilmas... ok. Daí vem o segundo, paulada, 2000! Isso é pior que faculdade particular... e tu paras e pensas: ``wset ou uma garrafa de musigny do mugnier na cellar por 2600 dilmas``? O que vale a pena? o que vai te trazer mais benefícios? putz...posso parar por aí? acho que já né? Mas apoio aqueles que precisam de um professor para aprender, mas nao apoio a mentira de dizer que só assim, vai ter acesso ao conhecimento! De toda maneira precisa se aprofundar... porque se não o fizer? bem aí o B&B e os amigos covardes por aí a fora vão te descobrir ... o blog em questão vai contar ``na cara``, e os outros, vão falar nas costas! Nádia.

    ResponderExcluir